quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Deusa Grega: Afrodite


Jogos Olimpicos

Filosofia

A filosofia tem uma historia de mais de dois mil e quinhentosanos.Foina Grecia antiga que esta ciencia surgiu e toma os primeiras proporçoes.Embora vivessem em cidades-nações distantes e rivais entres,os gregos conseguiram desemvolver uma comunidade única de língua, religião e cultura, que foi responsavel pelo grande avanço da ciencia na idade antiga.A genalidade grega foi responsavel pelo avanço de diversas areas do conhecimento,como artes,literatura, música e filosofia.

Colonia

Na Grecia Antiga, as colonias eram por vezes fundadas por povos conquistados que deixaram as suas origens para esperar a subjogoçao as maos do invasor; outras vezes eram fundados devido a desordens civis, quando os derrotados das disputos internas deixaram a cidade para formar outra; outro motivo seria para aliviar a cidade-mae do excesso de populaçao evitando assim conflitos internos. Mas na maior parte dos casos o adjectivo era estabelecer e facilitar relaçoes comerciais com paises estrangeiros e melhorar trazer riqueza para a cidade-mae.

Acrópole

Acropole ( do grego ákpóttohiç, composto de äkpoç, " extremo, alto", e ttóhiç, " cidade") é a parte da cidade construida nas partes mais altas do relevo do região. A parlição tem tanto valor simbolico, elevar e enobrecer os valores humanos, como estrategico, pois dali podia ser melhor de defendido.
Era na acrópole das diversas cidades que se construiram as estruturas mais nobres, tais os tempos e os palacios dos governantes.

Escultura

Escultura da Grégia antiga é uma expressão de significado amplo, que a rigor poderia ser empregado9para designar a produção escultárica desde a Pré-historia até a Idade Média, mas que usualmente se refere as obras criadas na Grégia entre o periodo Dedálico ( c660-600 a.c ), quando a arte grega começou a formar um estilo original, e a época do seu último florescimento importante na chamada era Helenistica, que durou até a cerca de 100 a.c, quando o pais já estava sob dominio romano.

Arquitetura

A cultura grega desemvolve-se principalmente na Peninsula do Pelopaneso, nas ilhas proximas e na costa mediterranea proxima á actual turquia,

Tragédia

A tragédia é o gênero mais antigo, tendo surgido provalvelmente em meados do século VI a.c.Os temas da tragédia eram oriundos da religião ou das sagas dos herois, sendo raras as tragédias que se debruçaram sobre assuntos da época ( um exemplo de passada que abordava temas contemporâneos foi os Persas de Ésquilo). A maioria das tragédias retrata a queda de um heroi, muitas vezes atribuida á sua arrogância ( hybris ).

Comédia

A comédia passou a integrar as grandes Dionistas em 488.a.c, tendo tipo portanto um reconhecimento meio século depois da tragédia. No ano de 440.a.c a comédia foi também introduzido da nas Leneias, outro festival em honra Dionisio no inverno. Na comédia o coro assumia uma importância maior que na tragédia e verifica-se uma maior interactividade com o público, já que os actores dilogaram com este.

Teatro

O teatro na Grecia Antiga teve suas origens ligadas a Dionisio, divindade da vegetação, da fertelidade e da vinha, cujos rituais tinham um carater orgiostico. Durante as celebrações em honra do deus, em meio a procissões e como auxilio de fantasias e mascaras, eram enteados contos liricos, os dirirambos, que mais tarde evoluiram para a forma de representação plenomente cênica como a que hoje atrves de peças consagradas.

Sociedade

A economia dos gregos basiava-se no cultivo de oliveiras, trigo, e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerámica, teve grande a aceitação do Mar Mediterrâneo. As ânfaras gregas transportaram vinho, azeites e perfumes para os quatro cantos da peninsula. Com o comércio maritimo os gregos alcançaram grandes desenvolvimento, chegando até mesmo cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores a prisioneiros da gerra foram utilizados como mão-de-obra na Grecia.Cada cidade-estado tinha sua própria forma politica-admistrativa, organização social e deuses protetores.



Escravos

Formaram a grande maioria da população ateniense, pois para cada cidadão adulto chegou a existir cerca de 18 ( dezoito ) escravos.Os escravos eram considerados propriedades do seu senhor, embora houvessem leis que os protegiam contra excesso de maus tratos. Atenas era um Estado que ganratia a democracia da minoria às custas da escravidão da maioria.

Cidadãos

Somente eles possuiam direitos politicos para participar na democracia. As mulheres e os crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos.

Metecos

Os Metecos eram na Grecia antiga o nome atribuido aos estrangeiros. Eles não tinham nenhum direito politico e nem podiam se casar como os cidadãos da Grecia. Eles se dedicaram ao comercio e á actividade manufatureiro.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cidade-estado

As cidades-estados conheciam-se como partes de uma mesma unidade cultural, com costumes e valores comuns; havia espaços comuns a todos os grupos sociais e outros reservados aos grupos que eram, de alguma forma, diferenciados todas as pessoas frequentavam o mercado e teatro; o casamento era uma forma de aliança entre familias na qual a mulher era um bem de troca, tal como outras riquezas moveis, que pertenciam sempre a um homem; a educação das meninas ficava a cargo das mulheres mais velhas da casa.