Ciências Sociais: conjunto de ciências como a História, a Sociologia, a Antropologia, o Direito, a Economia e outras, cujo obejeto de estudo são os diferentes aspetos das sociedades humanas.
Nova História: conceção da História, surgida a partir da revista Annales(1929), que é a primeira tentativa de História total, através da valorizaçao de novos objetos, como as mentalidades, os marginais, a família, a morte, o presente... A História Nova assenta no novo conceito de documento(tudo o que diz respeito aos seres humanos), no alargamento dos âmbitos cronológico e geográfico, no recurso a novas metodologias e na interdisciplinarias.
Cronologia: ciência que trata da fixação das datas de ocorrência defactos históricos, das divisões do tempo, da ordem e sucessão dos acontecimentos. A cronologia assenta em convenções e regras próprias.
Periodização: na História tradicional, refere-se à divisão do tempo histórico em períodos mais ou menos longos, transcorridos entre duas datas ou factos marcantes. Na História Nova, as periodizações são feitas a partir de critérios como: as formas de vida, as tecnologias, as mentalidades, a organização política, económica, social...
Diacronia: Eixo coordenador do tempo que se refere ao desenvolvimento ou sucessão de acontecimentos.
Sincronia: Eixo coordenador do tempo que se refere às simultaneidades de factos ou fenómenos históricos.
Efeito: resultado ou consequência de um facto ou acontecimento.
Património: conjunto de bens materiais e culturais transmitidos pelos antepassados. O património deve ser preservado e valorizado pelo Estado e pelos cidadãos, pois constitui uma herança coletiva, nacional e da Humanidade.
Fontes Históricas: vestígios do passado que são evidências das atividades, das ideias e das cnças dos seres humanos de outras épocas, possibilitando aos historiadores construir o conhecimento sobre a Humanidade nessas épocas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário