quinta-feira, 4 de junho de 2009

Capa

Escola EB2,3/s de Alfândega da Fé





Professor: João Nunes

Disciplina: Historia





Trabalho Elaborado por:
Telma Morais Nº21 Ano: 7º Turma:A

Indice

Indice...............................................................................1
Introdução.....................................................................2
Peste Negra..................................................................3
Guerra dos Cem Anos..............................................4
Revoltas Populares: revoltas rurais e revoltas urbanas..............................5
Revolução de 1383-85..............................................6
Conclusão..................................................................7
Bibliografia................................................................8

Introduçao

Vou gostar muito de fazer este trabalho porque vou conhecer a Historia dos nossos antepasados.

Peste Negras


Em Portugal a Peste Negra entrou em 1348. Alguns historiadores dizem que os primeiros casos se registaram na Primavera, mas outros garantem que foi só em Setembro[carece de fontes?]. De qualquer forma sabe-se que foi uma espécie de "praga – relâmpago". Até ao Natal, matou muito mais do que metade da população portuguesa, e depois desapareceu, e foi exactamente assim no resto da Europa. Como naquela época a medicina estava muito pouco desenvolvida, as pessoas pensavam que a peste era um castigo enviado por Deus. Na altura organizavam-se várias penitências, e os cristãos tentavam proteger-se usando estampas e relíquias de santos como São Sebastião e São Roque. Os físicos (médicos da altura) deram explicações mais racionais para a doença, mas nunca descobriram que a origem estava numa bactéria existente nos estômagos das pulgas dos ratos. Muitos físicos recusavam-se a visitar os pacientes, mas outros mais corajosos procuravam levar algum conforto à cabeceira dos pestilentos. Para evitarem o contágio usavam um traje especial. A única medida aconselhada era limpar o corpo com vinagre mas a maior parte dos tratamentos eram simples e mudavam de país para país. A peste negra foi se alastrando por todo a Europa atingindo até os mais ricos. A peste negra é também conhecida como peste bubônica.

Guerras:Guerras dos Cem Anos


A expressão Guerra dos Cem Anos identifica uma série de conflitos armados, registrados de forma intermitente, durante o século XIV e o século XV (1337-1453, de acordo com as datas convencionais), envolvendo a França e a Inglaterra. A longa duração desse conflito explica-se pelo grande poderio dos ingleses de um lado e a obstinada resistência francesa do outro. Ela foi a primeira grande guerra européia que provocou profundas transformações na vida econômica, social e política da Europa Ocidental. A França foi apoiada pela Escócia, Boêmia, Castela e Papado de Avignon. A Inglaterra teve por aliados os flamengos e alemães. A questão dinástica que desencadeou a chamada Guerra dos Cem Anos ultrapassou o caráter feudal das rivalidades político-militares da Idade Média e marcou o teor dos futuros confrontos entre as grandes monarquias européias.

Cisma do Ocidente


O Grande Cisma do Ocidente ou simplesmente Grande Cisma foi uma crise religiosa que ocorreu na Igreja Católica de 1378 a 1417. Entre 1309 e 1377, a residência do papado foi alterada de Roma para Avignon, na França. O Papa Clemente V, foi levado (sem possibilidade de debate) pelo rei francês para residir em Avignon, no episódio conhecido como "Crise de Avignon". Em 1378 o Papa Gregório XI voltaria para Roma, onde faleceria, a população italiana desejava que o papado fosse restabelecido em Roma e então seria eleito o Papa Urbano VI, de origem italiana, porém ele se demonstraria muito autoritário, então uma quantidade considerável da alta hierarquia católica, anularia sua votação e um novo conclave foi realizado, elegendo Clemente VII, que voltaria à residir em Avignon, iniciando-se então o Cisma, em que o Papa residia em Roma e o Antipapa residia em Avignon, reclamando para si o poder sobre a Igreja Católica, posteriormente surgiria outra Antipapa em Pisa. O cisma terminou no Concílio de Constança em 1414, com o papado estabelecido definitivamente em Roma.






Revoltas populares: Revoltas Rurais e Revoltas Urbanas

Estes maus anos agricolas e a crise colectiva de mentalidades causaram revoltas:

  1. Sociais
  2. Rurais
  3. Urbanas

terça-feira, 2 de junho de 2009

A Revolução de 1383-85

A crise geral afectou a Europa no séc.XIV também afectou Portugal. O país viveu num período de crise económica, social e política que pôs em perigo a indepêndeência nacional.A Peste negra e a fome foram causadas devido a maus anos agricolas, esta levou à falta de mão-de-obra e ao abandono dos campos, por isso, os reis D.Afonso IV e D.Fernando tomaram algumas medidas para tentar solucionar a crise:
D.Afonso IV publicou, em 1349, as Leis do trabalho, proibindo a mendicidade;
D.Fernando, em 1375, publicou a Lei das Sesmarias, obrigando todos os proprietários a cultivarem as suas terras ou arrendá-las a quem as cultivasse.
Objectivos destas medidas:
Aumentara mão-de-obra
Aumentar a produtividade agrícola
A falta de alimentos levou à subida dos preços a qual foi acompanhada por um aumento dos impostos e das rendas. Esta face fez com que ouvessem muitas revoltas populares.
D.Fernando para selar a paz com Castela casou a sua única filha, D.Beatriz, com o rei de Castela. Foi então assinado o Tratado de Salavterra de Magos, caso D.Fernando não tivesse um filho varão, quem lhe sucederia no trono seria D.Beatriz. D.Fernando morreu em 1383, a sua esposa, D.Leonor Teles, sucedeu-lhe como regent e mandou aclamar D.Beatriz como rainha. Contudo, a população portuguesa não aceitou esta aclamação sentindo que a independência do Reino estava ameaçada. Foi então organizada uma conspiração, chefiada por alguns nobres e burgueses, para derrubar o poder de D.Leonor Teles. Esta conspiração foi chefiada por D.João, Mestre de Avis. D.Leonor fugiu para Castela. O Mestre de Avis foi aclamado "Regedor e Defensor do Reino". Iniciou-se asim a crise de 1383-85 e um longo perído de guerra entre Portugal e Castela.

Conclusão

Conclui que:
  • peste negra
  • ouve muita fome
  • guerra com Castela
  • falta de mão-de-obra

Aprendi o foi a crise do século XIV.

Bibliografia

www.google.com/ imagens e alguns textos
Livro de Historia - 7 ano

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Alfandega da Fe

Dias Mundiais

23 de Janeiro- Dia Mundial da Liberdade
11 de Fevereiro- Dia Mundial do Doente
15 de Março- Dia Mundial Dos Direitos do Consumidor
21 de Março- Dia Mundial da Floresta
22 de Março- Dia Mundial da Água
27 de Março- Dia Mundial do Teatro
28 de Março- Dia Mundial da Juventude
7 de Abril- Dia Mundial da Saude
8 de Abril- Dia Mundial da luta Contra o Cancro
22 de Abril- Dia Mundial da Terra
29 de Maio- Dia Mundial da Energia
1 de Junho- Dia Mundial da Criança
26 de Julho- Dia Mundial dos Avos
29 de Setembro- Dia Mundial do Coração
16 de Outubro- Dia Mundial da Alimentação
24 de Novembro- Dia Mundial da Ciência
1 de Dezembro- Dia Mundial da Sida

Modalidade Desportiva: Natação

Natação é a atividade fisica do Homem e de outros animais que consiste em destacar-se em meio liquido. Atualmente a natação, em suas varias modalidades, pode ser vista como um método de recreação é um desporto sendo utilizada para salvar pessoas do afogamento.

Drogas

Droga é toda e qualquer substãncia, natural ou sintetica que, introduzido no organismo modifica suas funções, sendo classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais.

Sida

A Sida é provocada pelo virus da Imunodeficiência Humana ( VIH ), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; da mãe para o filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.

terça-feira, 24 de março de 2009

Democracia

A Democracia grega, principalmente a de Atenas, é o resultado de sucessivas lutas: primeiro, ricos e comerciantes sem acesso ao poder contra a aristocracia hereditaria que o monopolizo, em seguida, as duas camadas acima que já compartilham o poder contra as classes mais pobres.
A Democracia representa um frágil e tenso equilibrio entre as varias camadas sociaisb que, apesar das divergências que as separam todos os direitos de participação politica.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Deusa Grega: Afrodite


Jogos Olimpicos

Filosofia

A filosofia tem uma historia de mais de dois mil e quinhentosanos.Foina Grecia antiga que esta ciencia surgiu e toma os primeiras proporçoes.Embora vivessem em cidades-nações distantes e rivais entres,os gregos conseguiram desemvolver uma comunidade única de língua, religião e cultura, que foi responsavel pelo grande avanço da ciencia na idade antiga.A genalidade grega foi responsavel pelo avanço de diversas areas do conhecimento,como artes,literatura, música e filosofia.

Colonia

Na Grecia Antiga, as colonias eram por vezes fundadas por povos conquistados que deixaram as suas origens para esperar a subjogoçao as maos do invasor; outras vezes eram fundados devido a desordens civis, quando os derrotados das disputos internas deixaram a cidade para formar outra; outro motivo seria para aliviar a cidade-mae do excesso de populaçao evitando assim conflitos internos. Mas na maior parte dos casos o adjectivo era estabelecer e facilitar relaçoes comerciais com paises estrangeiros e melhorar trazer riqueza para a cidade-mae.

Acrópole

Acropole ( do grego ákpóttohiç, composto de äkpoç, " extremo, alto", e ttóhiç, " cidade") é a parte da cidade construida nas partes mais altas do relevo do região. A parlição tem tanto valor simbolico, elevar e enobrecer os valores humanos, como estrategico, pois dali podia ser melhor de defendido.
Era na acrópole das diversas cidades que se construiram as estruturas mais nobres, tais os tempos e os palacios dos governantes.

Escultura

Escultura da Grégia antiga é uma expressão de significado amplo, que a rigor poderia ser empregado9para designar a produção escultárica desde a Pré-historia até a Idade Média, mas que usualmente se refere as obras criadas na Grégia entre o periodo Dedálico ( c660-600 a.c ), quando a arte grega começou a formar um estilo original, e a época do seu último florescimento importante na chamada era Helenistica, que durou até a cerca de 100 a.c, quando o pais já estava sob dominio romano.

Arquitetura

A cultura grega desemvolve-se principalmente na Peninsula do Pelopaneso, nas ilhas proximas e na costa mediterranea proxima á actual turquia,

Tragédia

A tragédia é o gênero mais antigo, tendo surgido provalvelmente em meados do século VI a.c.Os temas da tragédia eram oriundos da religião ou das sagas dos herois, sendo raras as tragédias que se debruçaram sobre assuntos da época ( um exemplo de passada que abordava temas contemporâneos foi os Persas de Ésquilo). A maioria das tragédias retrata a queda de um heroi, muitas vezes atribuida á sua arrogância ( hybris ).

Comédia

A comédia passou a integrar as grandes Dionistas em 488.a.c, tendo tipo portanto um reconhecimento meio século depois da tragédia. No ano de 440.a.c a comédia foi também introduzido da nas Leneias, outro festival em honra Dionisio no inverno. Na comédia o coro assumia uma importância maior que na tragédia e verifica-se uma maior interactividade com o público, já que os actores dilogaram com este.

Teatro

O teatro na Grecia Antiga teve suas origens ligadas a Dionisio, divindade da vegetação, da fertelidade e da vinha, cujos rituais tinham um carater orgiostico. Durante as celebrações em honra do deus, em meio a procissões e como auxilio de fantasias e mascaras, eram enteados contos liricos, os dirirambos, que mais tarde evoluiram para a forma de representação plenomente cênica como a que hoje atrves de peças consagradas.

Sociedade

A economia dos gregos basiava-se no cultivo de oliveiras, trigo, e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerámica, teve grande a aceitação do Mar Mediterrâneo. As ânfaras gregas transportaram vinho, azeites e perfumes para os quatro cantos da peninsula. Com o comércio maritimo os gregos alcançaram grandes desenvolvimento, chegando até mesmo cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores a prisioneiros da gerra foram utilizados como mão-de-obra na Grecia.Cada cidade-estado tinha sua própria forma politica-admistrativa, organização social e deuses protetores.



Escravos

Formaram a grande maioria da população ateniense, pois para cada cidadão adulto chegou a existir cerca de 18 ( dezoito ) escravos.Os escravos eram considerados propriedades do seu senhor, embora houvessem leis que os protegiam contra excesso de maus tratos. Atenas era um Estado que ganratia a democracia da minoria às custas da escravidão da maioria.

Cidadãos

Somente eles possuiam direitos politicos para participar na democracia. As mulheres e os crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos.

Metecos

Os Metecos eram na Grecia antiga o nome atribuido aos estrangeiros. Eles não tinham nenhum direito politico e nem podiam se casar como os cidadãos da Grecia. Eles se dedicaram ao comercio e á actividade manufatureiro.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cidade-estado

As cidades-estados conheciam-se como partes de uma mesma unidade cultural, com costumes e valores comuns; havia espaços comuns a todos os grupos sociais e outros reservados aos grupos que eram, de alguma forma, diferenciados todas as pessoas frequentavam o mercado e teatro; o casamento era uma forma de aliança entre familias na qual a mulher era um bem de troca, tal como outras riquezas moveis, que pertenciam sempre a um homem; a educação das meninas ficava a cargo das mulheres mais velhas da casa.